28 de dez. de 2010

Empatia e o preço do seguro?

Essa é a primeira pergunta feita pelos segurados (ou propensos segurados - conhecidos também como prospects):
Quanto vai ficar o seguro pro meu/minha (carro, casa, empresa) diga mais ou menos o valor? Essa é uma pergunta em que todos nós nos deparamos no dia a dia, não?
Corre-se um imenso risco ao dar um preço sem cotar na seguradora, sabemos disso, mas e como fica isso na cabeça do cliente?
Por isso que o corretor tem sempre que ser empático com o cliente, entendendo que é um universo completamente desconhecido para eles. Ainda há muito trabalho a ser feito e a estrada a ser percorrida pelos nobres colegas da classe, é bastante longa , ambientando as pessoas na chamada: cultura do seguro, pois para muitas pessoas quando se pede o cpf, o chassi, soa mais ou menos como um: "assine aqui" e todos nós sabemos que não tem nada a ver com o fechamento do contrato, ainda, mas para os clientes que estão desconfiados de tudo, com esse mundo cheio de desocupados que planejam em tudo, um golpe!
O segredo é deixar claro suas referências, mostrando para o cliente que as seguradoras exigem todos esses dados, para a própria segurança do segurado, para que não haja um desconforto, tanto para o corretor quanto para o cliente.
Vamos dar um exemplo: depois do fechamento do contrato a seguradora descobre, que existe um dado que não a agrada, o risco será negado (a proposta será declinada no jargão das seguradoras), para evitar esse tipo de situação desagradável para ambos os lados, as seguradoras estão exigindo cada vez mais dados para cotação.
Explicar para o segurado com empatia, e que ele, o segurado, seja empático também com a seguradora, faz com que as coisas se tornem bem mais claras, portanto EMPATIA é a palavra muitas vezes no fechamento de um seguro. Saudações!

6 comentários:

  1. Fernando, boa noite.

    Meu nome é Daniel Santos e tenho uma corretora de seguros aqui em BH.
    Realmente a empatia tem que ser grande, porque coleta de dados é muito importante para se chegar a necessidade do cliente. Quanto mais sabemos sobre a necessidade da pessoa, mais fácil fica para atende-lá de forma satisfatória.
    Nos aqui de BH, Minas Gerais somos muitos desconfiados, e portanto nossa tarefa no levantamento dos dados do cliente é bem árdua. Mais levamos com jeito e muita empatia.

    Parabéns pelo Blog.

    Sucesso,

    Daniel Santos

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  2. sem dúvida que tem que ser simpáticos, pois no final do dia este é negócio de pessoas para pessoas.
    Mediadores de Seguros

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  3. A empatia é a base de qualquer bem sucedida relação corretor-cliente. E o melhor: abre a porta para a fidelização, o que é tão importante, ou mais, do que apenas buscar novos negócios.

    Ricardo Takenaka
    www.premiersecurity.com.br

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  4. Corretor de seguros lida diariamente com a empatia. É tudo ou nada.

    Seguro

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  5. Boa noite!
    Meu nome é Juliely e estou muito interessada em me tornar uma corretora de seguros. Estou pesquisando o ramo de corretor de seguros a algum tempo e pretendo mesmo entrar no mercado de seguros. Também pretendo ter minha própria corretora, sei que não é fácil! Teria alguma dica, conselho para me passar? Desde já, agradeço a vocês e parabéns pelo blog, ele é muito bom!

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